sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pão Estrela c/ história da fernanda paes

história muito bacana:
meu nome é Fernanda Paes e sempre faço esse pão ensinado por minha mãe que aprendeu essa receita e por ser muito gostoso,numa fase dificil de nossa vida, eu ainda bebê, minha mãe fazia esse pão a noite pra vender no dia seguinte pois de dia ela era manicure . sendo que nos dias frios ela contava que colocava os pães em cima da televisão que naquela época esquentava bastante e assim o pão crescia mais rápido e ela podia descansar os assando mais rápido já que as encomendas era muitas e ela sempre dizia que esse pão ajudou muito o nosso sustento, ela era separada com 3 filhas pra criar e tinha que trabalhar pra nos sustentar sozinha. Ela não está mais aqui, mas foi uma mulher guerreira com sede de vencer e depois de passar por muitos percausos e ter grandes conquistas trabalhou em muitas coisas o ultimo trabalho dela foi como escrivã de um Cartório aqui na minha cidade..nesse ultimo trabalho ela foi muito felizz, conheceu o grande amor da vida dela mas o cançer interrompeu esse lindo exemplo de mulher a levando com 54 anos. minha mãe foi tudo na minha vida.. foi pai foi mãe ,,foi amiga..foi irmã foi forte foi humama ... e hoje todos que a conheceram dizem que mulher igual a ela ainda não viram ..sempre que faço e esse pão penso muito nela,lembro das pessoas no natal pedindo a receita .. e hoje amigas me pedem a receita nessa época pra fazerem no natal que que a gente costuma substituir o panetone com ele... fica lindo na mesa .

vamos lá no modo de preparar
é uma receita simples com igredientes simples onde se acha em qualquer lugar do Brasil e é de um sabor delicadissimo.




1 xicara de leite
50 gramas de fermento pra pão
4 colheres de sopa de açucar
3 colheres de sopa de óleo
1 pitada de sal
3 gemas
3 claras em neve
+ ou - 500g de farinha de trigo

150g de margarina
6 colheres de sopa de açucar

calda
1 xicara de leite
1 xicara de açucar
gostas de baunilha
Esquente o leite até ficar morno

dissolva o fermento no açucar e misture o oleo e as gemas... e junte o leite... depois de misturado junte as claras em neve.

vai ficar uma espuma aos pouquinhos vá juntando a farinha de trigo e quando soltar das mãos mas ainda estiver humida ,separe uma bolinha e coloque num copo de água e deixa a massa crescer até a bolinha subir.

recheio:
misture a margarina com o açucar até formar uma pasta e divida em 4 partes


a bolinha subindo :

divida a massa em 4 partes e abra com um rolo mais ou menos 35 40 cm comprimento e 15 de largura,
passe 1 parte das 4 do creme de margarina com açucar e enrole igual rocambole. corte em 6 pedaços no tamanho de 4 dedos da mão juntos,observando que tem que ser 6 pedaços
repita o processo com uma outra parte da massa. e coloque 12 pedaços deeses mini rocanboles de pão na forma de buraco no meio untada e enfarinhada em posições contrarias ( um rolinho virado pra dentro da forma e outro virado pra fora da forma até fechar com 12 pedaços. a receita é pra 2 pães

faça o processo com as outras 2 partes e preencha a outra forma.

deixe descansar até dobrar de volume... coloque no forno pre aquecido 180° até ficar dourado.

calda

junte o leite e o açucar e deixe ferver até ficar bem fininha e brilhosa sem precisar ficar muito tempo no fogo..uns 6 minutos fervendo já está bom. desligue o fogo e junte baunilha agosto.

jogue essa calda em cima dos 2 pães assados .. deixe esfriar e o sucesso é garantido...
ele fica molhadinho embaixo.. fica delicado demais.. façam e vale apena!