terça-feira, 19 de maio de 2009

Doce de jaca

2 quilos de jaca sem caroço
2 quilos de açúcar cristal

MODO DE PREPARO:

"Tem que passar óleo de cozinha na mão para abrir a jaca, para não grudar muito", orientou a doceira Natália Litchuamba.

O primeiro passo é separar a polpa dos caroços. "Abre ela, tira o caroço, tira a pelinha para a massa ficar limpinha, que depois vai para a panela. Tem que estar bem madura", falou Natália.

Com a massa pronta, leve para a panela em fogo alto e acrescente o açúcar. Mexa bem. "Não pode parar de mexer. Tem que mexer direto senão ela pega na panela. Ela vai cozinhando e aí vai dando o cheiro da jaca. Muito delicioso", explicou dona Natália.

Depois que a massa ficou homogênea, coloque no liquidificador, quente mesmo, e bata até virar um creme.

"Uns três minutinhos e está pronta para ir para a panela de novo. Agora, vai no fogo alto, mexendo até pegar o ponto, soltar da panela", esclareceu dona Natália.

Serão cerca de 30 minutos até o doce atingir o ponto certo. "O doce vai escurecendo e ficando pesado, quando a massa desgruda da panela.", diz ela.

"Agora, já está pronta para enrolar. Então, passe a massa no açúcar refinado", ensinou dona Natália.
Ainda com a massa quente, faça bolinhas com a ajuda de dois garfos. Para o acabamento, ajeite o formato do doce com uma colher e reserve numa bandeja forrada com um pouco de açúcar, que é para ajudar o doce a secar.

Coloque o doce num armário bem fechado e deixe descansar a noite toda. Depois de descansar por um dia, o doce está pronto.