domingo, 7 de junho de 2009

Pizza mineira( TERRA DE MINAS)




Ingredientes


Massa

1 kg de farinha de trigo
60 g de fermento biológico fresco
30 g de açúcar refinado
20 g de sal
2 ovos
400 ml de leite
200 ml de água, se necessário
3 colheres de sopa de manteiga
azeite de oliva
molho de tomate tradicional

Recheio

queijo canastra
lombinho defumado
pimenta-biquinho
raspa de limão-capeta

Preparo

Em uma mesa, despeje a farinha de trigo e faça um buraco ao centro. No centro, acrescente o leite, o fermento, o açúcar, os ovos inteiros e a manteiga. O sal deve ser colocado na farinha e não diretamente no fermento. Aos poucos, misture com as mãos, cobrindo o líquido cuidadosamente com a farinha. Despeje a água aos poucos. Quando formar um bolo, amasse esticando a massa para oxigenar. O próximo passo é fazer uma bola com a massa.

Para testar se a consistência está boa, faça um corte na massa usando uma faca. Se apresentar furinhos, que são sinais de fermentação, está no ponto. Depois corte em quantas partes desejar. Com cada parte deve ser feita uma nova bola. Pincelar com azeite de oliva. Cubra a massa com um plástico e deixe descansar por uma hora.

Para abrir, polvilhe um pouco de farinha na mesa. No recipiente que a pizza será assada, polvilhe farinha de rosca. A ordem de montagem é o molho de tomate tradicional, o lombo defumado e o queijo canastra ralado. Leve ao forno a lenha por um minuto e meio. Já no forno convencional, até que esteja corada e o queijo derretido. Para acabamento, salpique a pimenta-biquinho e as raspas de limão.


Chefe de cozinha Carlos Chiari