segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Fettuccine ao pesto


Ingredientes

Massa do macarrão

½ kg de farinha de trigo peneirada
5 ovos
1/2 xícara de água com sal

Molho ao pesto

2 xícaras de folhas de manjericão
Azeite
Sal

Decoração do prato

Mussarela cortada em estrelas
Tomates
1 colher de café de manjericão desidratado
1 colher de café de alecrim desidratado
1 colher de café de orégano desidratado
1 colher de café de alho frito
2 colheres de café de flor de sal
Azeite

Iscas de filé

500 g de filé cortado em iscas
Alho amassado
Sal
Molho inglês
Pimenta-do-reino



Preparo
Massa

Junte a farinha de trigo (reserve um pouco da farinha para acrescentar aos poucos), os ovos e a água com sal. Mexa bem até os ovos desaparecerem no meio da farinha. Se preciso, ponha mais farinha até dar o ponto de levar para a mesa.

Polvilhe farinha de trigo na mesa para sovar a massa. Se agarrar nas mãos, junte um pouquinho mais da farinha. Amasse até conseguir uma consistência mais firme, que não agarre nas mãos. Ponha no saco de plástico e deixe descansar entre 10 e 15 minutos.

Abra bem a massa, sempre de dentro para fora até ficar mais fina. Depois, dobre duas vezes para facilitar o corte das tiras de macarrão. Corte as tirinhas e junte de três em três para fazer os “ninhos”, enrolando as tiras nos dedos.

Ponha uma colher de sopa na água já em ebulição e ponha o macarrão para cozinhar. Escorra e reserve.

Molho ao pesto

Junte no liquidificador duas xícaras de folhas de manjericão e um pouco de azeite. Use a tecla “Pulsar” até conseguir um molho denso. Ponha uma ou duas pitadas de sal.

Decoração do prato

Estrelinhas de mussarela e tomatinhos temperados com sal e ervas. Para fazer o tempero: junte uma colher de café de manjericão, de alecrim, de orégano, de alho frito e duas colheres de café de flor de sal. Misture bem e jogue por cima dos tomates e da mussarela. Por último, um pouquinho de azeite.

Iscas de filé

Refogue a carne temperada com o filé temperado com alho amassado , sal, molho inglês e um pouco de pimenta-do-reino, aos poucos, em um pouco de azeite quente.


Montagem do prato

Ponha o macarrão, o molho, um pouco e queijo parmesão ralado, a decoração e por cima as iscas de filé.